Cuidados com a Higiene Bucal na Gravidez, veja as precauções
Você sabia que as alterações hormonais que acontecem na gravidez facilitam o aparecimento de problemas bucais?
Essa mudança hormonal mexe com as fibras da gengiva, o que facilita a ação de bactérias que causam a gengivite, com a inflamação e sangramento espontâneo da gengiva durante a escovação ou ao morder alimentos mais duros, como uma maçã. Mas, não é só por aí não. Essa inflamação nas gengivas pode evoluir para doenças periodontais e chegar a provocar um parto prematuro.
Assustador, não é? Mas é isso mesmo. Doenças periodontais causadas por bactérias fazem com que o organismo acione sua defesa e isso pode estimular contrações uterinas, causando o parto antes da hora, com bebê de baixo peso.
Para completar, também é mais fácil o surgimento de cáries somado a vários outros problemas bucais causados, por exemplo, pela falta de cálcio. Caso a dieta da gestante não seja rica o suficiente em cálcio, o feto irá absorver o cálcio dos ossos e dentes da mãe. Assim, é necessária a suplementação do mineral para repor o estoque de cálcio do organismo materno.
Prevenção Antecipada
Então, é melhor se prevenir. Se você está planejando engravidar, vale uma visita ao seu dentista para fazer uma consulta de rotina e verificar como está a saúde da sua boca. Ele irá fazer uma limpeza, removendo tártaros e placas, além de verificar como estão suas restaurações e sua gengiva.
Caso você deixe para ir ao seu dentista após já estar gestante, não se preocupe. Continua sendo importante o acompanhamento. Contudo, é fundamental você avisar o consultório do dentista que está gravida quando for agendar sua consulta.
Por que avisar antes?
O dentista irá pedir uma carta de autorização do seu médico. Nesta cartinha, o ginecologista irá informar se você está autorizada a fazer tratamentos ortodônticos e quais procedimentos estão liberados ou proibidos. Isso de acordo com o estágio e saúde da sua gravidez.
Normalmente o médico ginecologista irá autorizar o tratamento a partir do segundo trimestre e haverá uma restrição ao tipo de anestésico que poderá ser usado e aos tipos de antibióticos também, caso seja necessário. Há, ainda, recomendações em relação à possibilidade ou não de se fazer algum raio-x de sua boca.
Aí está a importância de se comunicar antes e conversar com seu médico ginecologista para ter a melhor orientação e tratamento adequado ao seu caso.
Além disso, é importante que você tenha uma atenção especial para sua higiene bucal durante este período. Lembre-se que nesta fase, sua boca pede uma atenção especial. Cuide com carinho de seus dentes e gengivas fazendo a higiene bucal adequada.
Como fazer a higiene bucal adequada durante a gravidez?
É simples, além de preferir uma alimentação mais saudável, com menos doces, por exemplo, tenha a atenção de escovar seus dentes após cada refeição e não deixe de utilizar o fio dental ao menos uma vez por dia. Preferencialmente no período noturno (higienização bucal antes de dormir).
Com esses pequenos cuidados é possível reduzir consideravelmente os problemas dentários que costumam aparecer durante a gestação.
Como os problemas mais comuns estão relacionados ao acúmulo de placas bacterianas que acabam irritando as gengivas, causando gengivite na gravidez, essa atenção especial valerá ouro na prevenção desse problema.
Por isso, para garantir uma gravidez mais saudável, não deixe de visitar seu dentista.
FALE COM O DR. FERNANDO AGORA: