Grávidas podem usar aparelho ortodôntico?
A gestação é um período muito especial na vida da mulher, mas é uma época que exige cuidados especiais e existem muitos mitos em relação ao que a mulher grávida pode ou não fazer. Alguns deles estão relacionados aos cuidados com a saúde bucal e o aparelho ortodôntico tem destaque nesse tema.
Cuidado redobrado com a higiene bucal
A revolução hormonal que acontece no corpo da mulher durante a gravidez pode provocar alterações nas gengivas e saliva, o que deixaria a gestante mais vulnerável a inflamações. Por isso, é importante que a gestante tenha mais cuidado com a higiene bucal.
Ao contrário do que muitos imaginam, a mulher não perde cálcio dos dentes durante a gravidez, isso é um mito. Mas, é importante manter uma alimentação saudável e fazer todo o acompanhamento pré-natal junto ao médico ginecologista obstetra.
Bem, mas em relação aos aparelhos? A grávida pode usar normalmente?
Sim, ela pode, desde que tome cuidados com a limpeza da boca, que pede mais atenção.
Em relação aos procedimentos realizados no consultório dentário, é preciso que o dentista e o ginecologista estejam alinhados com os procedimentos. Por isso, é comum que o dentista exija uma carta de orientação do médico para realização de determinados procedimentos.
Avental de Chumbo
A realização de radiografia (raio-x) é autorizada por alguns médicos desde que realizada o mínimo de vezes necessárias, preferencialmente a partir do segundo trimestre de gravidez e com o uso de avental de chumbo protegendo toda a barriga, peito e tireoide. Assim, o feto e a gestante são protegidos da radiação.
Anestésicos específicos
Caso algum procedimento necessite de anestesia, também existem anestésicos específicos para uso em gestantes, que não são vaso constritores, ou seja, que não causam o estreitamento de vasos sanguíneos e garantem o fluxo normal de sangue em todo o organismo da grávida.
O tratamento ortodôntico, portanto, pode ser feito normalmente. Porém, é comum que a frequência ao dentista aumente, buscando manter uma boa manutenção da limpeza e andamento do tratamento.
Por isso, assim que engravidar é importante informar o dentista para que ele possa atuar da forma mais adequada e te orientar para manter sua boa saúde bucal.
FALE CONOSCO: