Medo de dentista? Sedação ajuda paciente a se livrar da dor e da ansiedade em consultório dentário
Muitas pessoas suam frio ao lembrarem que precisam ir ao dentista. Ansiedade e medo da dor são sentimentos que fazem com que milhares de pessoas protelem a ida ao especialista e coloquem a saúde bucal em risco. Para essas pessoas a grande novidade é a sedação consciente por inalação de Óxido Nitroso (N2O + O2), uma técnica indicada justamente para quem tem ansiedade e medo da dor, já que com ela é possível amenizar a dor ou a expectativa da mesma, o que garante que o paciente fique mais tranquilo e coopere com o tratamento, pois estará consciente durante o procedimento.
A indução do óxido nitroso é alcançada de forma rápida. O paciente sente os efeitos da sedação em 3 a 5 minutos, bem como sente também em minutos a reversão da analgesia, logo após a suspensão do N2O + O2.
Absorvida pelos pulmões, a substância é transportada pelo sangue e vai agir no córtex cerebral. Como não tem reação química com os elementos sanguíneos e nem cerebral, o óxido nitroso não causa dependência química farmacológica.
Além de ser muito segura, essa sedação pode ser dosada de acordo com cada paciente, já que pode ser administrada de forma gradativa. Outra vantagem é que como a substância parece ter propriedades amnésicas o paciente acaba por esquecer de detalhes do procedimento e o tempo vai parecer ter passado mais rápido.
Com a sedação, abre-se mão do uso de combinações de outros medicamentos, sendo usados apenas os anestésicos locais; não se usa a máscara nasal, o que diminui o desconforto do paciente e o livre acesso do dentista para o tratamento; e o paciente fica relaxado, o que garante um atendimento melhor e mais seguro.
O óxido nitroso é usado há muitos anos nos Estados Unidos, Europa e outros países, mas somente agora vem ganhando espaço no Brasil.
Como funciona
O paciente, por meio de uma máscara, inala a mistura de óxido nitroso e oxigênio, no máximo com 70% de óxido. O dentista controla a proporção da mistura. O gás vai para os pulmões e cai na corrente sanguínea e vai para o sistema nervoso central, chegando ao córtex cerebral, área que comanda os sentimentos de medo, ansiedade e autocensura. É aqui que o gás age, deixando o paciente relaxado e com mais tolerância à dor, já que tem ação analgésica.
Considerado um dos procedimentos mais seguros e mais simples da odontologia, a sedação por óxido nitroso pode ser realizada em qualquer paciente com estado de saúde estável. É importante apenas ter precaução no caso de pacientes resfriados ou com sinusite, doentes obstrutivos crônicos, pacientes com dificuldade de comunicação, obstrução do trato respiratório anterior ou intestinal e pacientes mentalmente instáveis.
Agora, você não precisa mais ter medo ou ansiedade quando for marcar sua consulta e fazer o tratamento que necessita. Marque agora mesmo uma consulta e tire todas as suas dúvidas com nossos especialistas. Sua saúde bucal merece uma atenção especial.
FALE COM O DR. FERNANDO: