Você fuma? Veja os problemas que o tabagismo podem acarretar na saúde da sua boca
Todos sabemos que fumar faz mal à saúde. De acordo com o INCA, o cigarro é considerado um dos principais vilões da saúde, causador de mais de 50 doenças nas mais diferentes partes do corpo, como coração, pulmões, problemas de infertilidade, impotência sexual e muitos outros. Mas, você conhece os problemas que o tabagismo pode causar na sua boca?
Infelizmente, o mal hálito (halitose) não é o único problema que o cigarro traz para a boca, ele provoca uma série de estragos na saúde bucal que vão desde a cárie até o câncer.
Substâncias Tóxicas
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a fumaça do cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas. Ela é absorvida rapidamente pelo corpo por meio da combustão e, na boca, causa irritação nas gengivas, facilitando o surgimento de cáries.
Doença Periodontal
Assim, a doença periodontal, uma inflamação da gengiva que pode levar à perda dos dentes, tem o cigarro como um agravantes que traz bactérias mais agressivas, causando um maior acúmulo de placas. A severidade da doença periodontal está diretamente relacionada à quantidade de cigarros que a pessoa fuma por dia.
Manchas no dente
O tabagismo também é o responsável por causar manchas escuras nos dentes e em outras partes da boca, como mucosas e a própria língua. Essas pigmentações são chamadas de melanose do fumante, pois a nicotina presente no cigarro estimula a produção de melanina, levando ao surgimento das manchas escuras na boca.
Redução da proteção natural do organismo
O cigarro provoca, ainda, a diminuição da saliva na boca, reduzindo, assim, a proteção natural do organismo. A boca fica mais propensa ao surgimento de feridas e fissuras. Somado a isso, o organismo fica, no geral, com suas defesas diminuídas, prejudicando a cicatrização de feridas.
Câncer na Boca
Os diferentes canceres de boca (lábios e cavidade oral: mucosa, gengiva, língua, palato duro e assoalho da boca) estão relacionados ao tabagismo.
As lesões cancerígenas aparecem como pequenas feridas, muitas vezes confundidas com aftas, que não cicatrizam e evoluem, aumentando de tamanho, formando caroços e causando inchaços.
Por isso, é muito importante que o fumante tenha cuidados dobrados em relação aos cuidados com sua saúde bucal. Ao perceber qualquer tipo de alteração na boca, o fumante não deve hesitar e precisa procurar um dentista para intervenção ao menor sinal de problemas bucais.
FALE COM O DR. FERNANDO AGORA: